Som da Casa | Especial cd’s de artistas da região ABCDMRR

Preto WO, Mato Seco e Jogada de Mestre passaram pelo nosso Discman no mês de dezembro

Durante o mês de dezembro, o quadro ‘Som da Casa’ foi dedicado aos artistas da região ABCDMRR, tiramos o Discman da estante, plugamos o foninho, aumentamos o volume e sintonizamos três trabalhos, ‘Pessoal Coletivo’ (2019) do rapper Preto WO; ‘Seco e Ainda Vivo’ (2013) da banda Mato Seco; e ‘Estratégia Perfeita’ (2016) do grupo Jogada de Mestre. Confira nosso registro sobre cada trabalho:

  • Preto WO

O ep ‘Pessoal Coletivo’ é de 2019, mas a versão física chegou pra gente ouvir este ano. Um trabalho do rapper Preto WO, com referências aos anos 90, da capa aos beats, ideias e letras, com participações de Markão II, Xis, Suave, Fernando Lopes, DJ Katatau e Diggo Black; scratches e colagens de DJ Buiu.
Assim, com a banca presente desde a intro, o trabalho evoca recortes do rap e artistas da música brasileira com o devido peso nas caixas, rimas e conteúdo andando de mãos dadas, como canta a faixa “Eu Quero”. E, se hoje, o tempo nos diz que é preciso manter o distanciamento, as letras de ‘Pessoal Coletivo’, antes da pandemia, já cantavam sobre estar juntos de várias formas no mesmo rolê, fortalecendo as quebradas, desde os becos e vielas do ABCDMRR.


No fechamento do ep, quem ganha uma homenagem é o vacilão, que, independente da ocasião, sempre tem um, então, avisa lá que pra enfrentar tudo isso tem que ser monstrão.

  • Mato Seco

Diretamente de São Caetano do Sul para o mundo, agora a trilha é pelo álbum ‘Seco e Ainda Vivo’, da banda Mato Seco. Lançado em 2013, a leitura de mundo apresentada no disco através de cada letra é um presente que segue vivo em meio ao 2020 de tanto caos e obstáculos. Como canta a faixa ‘Ouça a Canção’, “pouca gente escutou, tiveram os que duvidaram, teve quem debochou… Como se a vida fosse nada, nada a perder”. Sim, o paralelo com a atualidade é imediato, são tantos ‘Interesses Caros’ e o que a gente vê é que todo esse desprezo pela saúde, políticas públicas e dignidade custa muito.


Mas, nem só de olhar para as crises dos nossos dias vive a humanidade, sigamos fortes e firmes como ‘Pedras Pesadas’, construindo pontes e quebrando barreiras, que sejamos pelo ‘Brilho de Sol’, fonte de calor e energia, celebrando o poder que há dentro de cada ser agente da transformação dessa fase ruim. Para que um dia – que seja próximo – o mundo seja chamado de lar por todo o mundo. Viva o reggae, a vida e a sensibilidade.

  • Jogada de Mestre

Por último, o play no tocador do Território Livre Fm é para um dos primeiros grupos que somaram no projeto ‘Som da Casa’, entre o final de 2017 e o início de 2018 o cd ‘Estratégia Perfeita’ (2016) já marcava presença no aquecimento para o nosso programa semanal na Rádio Pérola da Serra Fm.


Pelo embalo dos seus beats e faixas, evocando Diadema e outros pontos da região ABCDMRR, o trabalho firma, entre outras coisas, o compromisso do rap, ‘é nós por nós’, sua representatividade e o Hip-Hop como agente transformador de realidades. E, se sempre é tempo de resistir, lá também estão mensagens de amor em tempos de guerra e dor, afinal, nos dias atuais, nunca fez tanto sentido fortalecer as emoções.

Toda segunda tem ‘Som da Casa’ de primeira no Instagram do Território Livre Fm.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *