Quartou | O B da região na Série B do Brasileirão
Empate com o Londrina, na última rodada da Série C, no dia 11 de outubro, foi o suficiente para garantir o São Bernardo FC no Campeonato Brasileiro – Série B 2026
Imagem: Reprodução
Não foi um acesso tranquilo, mas a regularidade do São Bernardo FC foi premiada. O histórico dos últimos cinco anos guarda permanência na elite do Paulistão com ótimas campanhas, troféus estaduais (Copa Paulista 2021 e Taça Independência 2023 – antigo Troféu do Interior), disputa da Copa do Brasil e sempre entre os melhores na Série C do Campeonato Brasileiro.
Em 2023, o maior objetivo nacional, subir de divisão, não foi alcançado por um gol. Na última rodada da segunda fase, se o resultado fosse ao menos um empate ao invés da derrota para o Operário, 1 x 0, a situação dos dois times na tabela terminaria invertida. Empatados com 7 pontos a decisão foi favorável para o adversário pelos gols marcados. Já em 2024 o clube do ABC Paulista fez uma campanha mais tranquila na primeira fase, classificado com antecedência, porém, viu suas chances no quadrangular terminarem antes da rodada final.
Novo ano, nova oportunidade. Em 2025, maduro no formato de disputa da Série C e seguindo competitivo, o Tigre até oscilou durante a jornada, normal em um campeonato que reúne camisas tradicionais e projetos emergentes, tudo sem perder de vista o horizonte de jogar uma Série B – fato que não foi adiado e vai acontecer em 2026, estreia do clube e retorno da região do ABC a competição depois de 13 anos.
O São Bernardo FC no Campeonato Brasileiro – Série C 2025
A campanha histórica do São Bernardo FC registrou a 1ª vitória somente na 3ª rodada, 1 x 0, fora de casa contra o Itabaiana. No Primeiro de Maio, o Caxias foi o primeiro derrotado, na 6ª rodada. Depois, vieram duas derrotas, Brusque e CSA, para acender o sinal de alerta. Competente, o time de Ricardo Catalá emplacou 8 jogos seguidos somando pontos – destaque para os triunfos diante de Ponte Preta (c) e Ypiranga (f). A classificação foi confirmada com três rodadas de antecedência. Poderia ser o cenário perfeito para ultrapassar rivais na tabela, mas não foi o que aconteceu. Em casa, na 17ª rodada, duas expulsões no setor defensivo e o time de poucos gols sofridos levou três do Figueirense. O empate com o Náutico e o revés para o Floresta mantiveram o Tigre estacionado na 5ª colocação.
A segunda fase começou com um duelo eletrizante no ABC Paulista, o São Bernardo FC buscou o empate com o Londrina depois de sair perdendo por 2 x 0. Mais que o primeiro ponto na classificação, os gols marcados seriam decisivos no futuro. Contra Caxias e Floresta, como visitante, nenhuma rede balançou. Dois pontos na bagagem. Foi o quadrangular que não viu uma vitória durante todo o 1º turno. Os quatro times da chave partiram com três pontos para o returno.
Na matemática, dois jogos seguidos no Primeiro de Maio seria sinônimo de somar o 100% na pontuação e ficar muito próximo da conquista. Não foi tão simples. De cara, outro resultado negativo no encontro com o Floresta, derrota por 1 x 0. O penúltimo jogo, contra o Caxias, virou tudo ou nada. Na decisão antecipada, Eduardo fez o único e valioso gol. Na companhia e no embalo das arquibancadas, o placar mínimo valeu como máximo – a única vitória do São Bernardo FC no quadrangular.
Recuperada a confiança, com 6 pontos, o São Bernardo FC visitou o Londrina e tratou de abrir o placar logo aos 16’/1ºT com João Paulo. Na outra partida, o Caxias largava na frente do Floresta. Se não fosse o volante Foguinho ser expulso logo em seguida, tudo parecia perfeito. No início do 2ºT, veio a igualdade no placar. Final: 1 x 1. O grupo que começou somente com empates, terminou distribuindo mais 1 ponto para cada time. O Tigre não reclamou, garantido na 2ª colocação pelos gols marcados, o apito final levou jogadores e comissão técnica para a comemoração com a torcida presente no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD) – viva o histórico e merecido acesso.
São Bernardo FC: ABC Paulista de volta ao Brasileirão – Série B
O acesso do São Bernardo FC garantiu o ABC Paulista de volta ao Campeonato Brasileiro – Série B depois de 13 anos. Na temporada 2010, a região contou com dois representantes pela última vez: São Caetano (10°) e Santo André (18º). Em 2012, o São Caetano ficou muito perto de voltar para a elite, na 5º colocação terminou empatado em pontos com o 3º e 4º, todos com 71. No ano seguinte, 2013, o Azulão terminou em 19º e foi rebaixado, última vez de um time da região do ABC Paulista na Série B do Brasileirão.
