Diário da Copa | Jogos simultâneos e as emoções do Dia 10
Senegal classificado, Inglaterra reencontra o gol e Irã tentando até o final
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2022/11/TL_Fm_Capa-20.png)
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2022/11/TL_Fm_Capa-20.png)
Koulibaly, líder e autor do gol da vitória (Imagem: FIFA/Reprodução)
Chegamos ao 1° dia da Copa-2022 com atenção dividida. Jogos simultâneos e no esquema multitelas. Coisa valendo pra todo mundo: liderança, classificação, artilharia e despedida honrosa. Tudo e cada minuto vale em partida de Copa do Mundo. Assim será até a próxima sexta-feira (2) e, tudo indica, não deverá permanecer para a próxima edição, em 2026. Então é tempo de aproveitar e/ou se despedir do formato.
Grupo A
Se na transmissão de Holanda e Catar a aposta máxima era pela chance quase zero de uma surpresa, o foco era o maior possível no mata antes da hora entre Senegal e Equador. Não deu outra. Os holandeses cumpriram com o esperado e em toda fase de grupos não passaram muito disso. Vitória por 3 x 0 sobre o país-sede, que pelos números podemos afirmar que nem foi à Copa.
Senegal entrou pelo seu eterno ídolo Papa Bouba Diop, falecido exatamente há dois anos. O atacante foi o grande nome do país na Copa de 2002, autor de gols em França e Uruguai, campanha até as quartas e uma das estrelas daquele mundial. A torcida fez sua homenagem, assim como, o técnico Aliou Cisse e o zagueiro-capitão Koulibaly.
A ausência de Mané também fazia do extracampo um elemento a mais. Mesmo valendo tanto, Sarr cobrou com toda tranquilidade um pênalti no final do 1ºT e abrir o placar. Jogo eliminatório típico. O risco de ser eliminado maior do que qualquer ousadia. Mas o Equador conseguiu. Não durou muito. Sequência relâmpago que inverteu duas vezes a ordem de quem ficaria com a vaga. Caicedo fez aos 67′ e viu aos 70′ Koulibaly mexer na tabela. Venceu Senegal e a narrativa com mais cara de Copa do Mundo. Se não tanta emoção, algumas emoções.
- GRUPO A: Holanda: 7 pontos; Senegal: 6 pontos, Equador: 4 pontos, Catar: 0.
Grupo B
A Inglaterra começou melhor do que se poderia esperar. Tudo para ser uma sensação. 6 na estreia e a projeção das melhores. Perdeu o futebol na segunda rodada e nada muito de novo nos primeiros 45′ do jogo de hoje. País de Gales voltou do intervalo sem Bale e sem a bola. Fim melancólico. Já os ingleses se reencontraram com o gol e marcaram 3. Duas vezes Rashford e Foden. Kane no mundial é das assistências. O atacante ainda não balançou a rede. Guardando a carta ou se inspirando no modelo Giroud-2018 só que na versão 2022?
No outro jogo da chave, algumas expectativas. Todo um contexto político cercando a disputa. Inevitável. Pulisic fez o gol dos EUA aos 37′. O Irã deixou a goleada da estreia no passado. Se recuperou contra Gales e, hoje, não desistiu até o lance final. Insistiu, abusou das tentativas em cavar um pênalti – o empate valia a classificação – mas não conseguiu transformar a pressão em uma jogada concreta.
- GRUPO B: Inglaterra: 7 pontos; EUA: 5 pontos; Irã: 3 pontos; País de Gales: 1 ponto.
O mata das oitavas está chegando, primeiros confrontos definidos: Holanda x EUA e Inglaterra x Senegal.
Please follow and like us: