Escutas da PNAB e eleição do Conselho de Cultura acontecem em Ribeirão Pires
Tempo de colar coletivamente nos assuntos e decisões da Cultura

Em Ribeirão Pires, o ciclo de escutas da PNAB 2025 começou na última segunda-feira (04), conjunto de encontros é fundamental para construir coletivamente o uso dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc. Para um melhor funcionamento do plano de execução é necessário ocupar, opinar e garantir que a verba chegue onde precisa.
Assim, por que a presença importa em cada etapa deste processo? A cultura não é favor, é política pública – as demandas e a voz da comunidade artística são ferramentas de decisão; ao contrário, quem decide os rumos da Cultura na cidade são os mesmos de sempre e o rolê não fica nada favorável.

Calendário das próximas etapas do ciclo de escutas da PNAB 2025, em Ribeirão Pires:
- 13 de agosto, 19h00 – Escuta no Jardim Caçula
- 20 de agosto, 19h00 – Audiência Final no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro
Conselho de Cultura
Outro movimento importante previsto para os próximos dias é a eleição do novo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) – o processo começou na última semana. Agora é a hora de escolher quem vai representar a sociedade civil na luta pelas políticas públicas de cultura nos quatro cantos de Ribeirão Pires.
Atenção ao cronograma:
- Inscrições para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC): 4 a 14 de agosto
- Reuniões das Comissões Temáticas: 25 a 29 de agosto – Local: Biblioteca Olavo Bilac – Centro
- Assembleia Geral de eleição: 1 de setembro
- Posse dos novos conselheiros: 8 de setembro
Quer se inscrever ou participar? Acesse os canais oficiais da Prefeitura para mais informações ou clique aqui para conferir o edital. Tem dúvidas? Fique na sintonia do Território Livre Fm ou pode chamar nóis que a gente te ajuda!
Participar das escutas da PNAB 2025 – acesse aqui o formulário da Consulta Pública – e da eleição do Conselho Municipal de Política Cultural é garantir que os recursos da Cultura tenham rumo — e que esse rumo não ignore quem faz a arte local acontecer.