Eleições 2024 em Ribeirão Pires e na região ABCDMRR

Reeleição na prefeitura de RP, diminuição das abstenções e mais mulheres nas Câmaras do ABCDMRR

No último domingo (6), Ribeirão Pires e grande parte dos municípios brasileiros definiram suas eleições em 1º turno. Na Estância, a campanha para a prefeitura não foi polarizada, termo tão estimulado em 2022 por quem ansiava pela tal terceira via. Os dois favoritos tentaram se colocar em polos distantes com ataques, insultos e episódios de agressões entre apoiadores durante toda a corrida, mas havia proximidade naquilo que representavam e vestiam. Se as pesquisas indicavam, as urnas confirmaram a maior concentração de votos nas duas candidaturas, de um lado a busca pela manutenção do governo, do outro a união dos últimos vice-prefeitos, um contra político simbolizado pelas cores e batidas camisas da CBF, o verde-amarelo x o azul. A chapa do PL venceu o PP, Guto Volpi e Rubão foram reeleitos com diferença de 1.745 votos sobre Gabriel Roncon e Amigão. Na terceira colocação, Renato Foresto (PT) somou 3.928 votos.

Outras três cidades da região já elegeram seus novos prefeitos, Santo André (Gilvan – PSDB), São Caetano do Sul (Tite Campanella – PL) e Rio Grande da Serra (Akira Auriani – PSB). No dia 27 de outubro, data do 2º turno, São Bernardo do Campo terá que decidir entre Marcelo Lima (PODE) e Alex Manente (CIDADANIA). Em Diadema a disputa acontece com Taka Yamauchi (MDB) e Filippi (PT). No município de Mauá, buscando a reeleição, o candidato Marcelo Oliveira (PT) alcançou a maioria dos votos, enquanto seu oponente, Atila (UNIÃO), teve o seu resultado anulado sub judice.

Ainda em Ribeirão Pires, com 100% das urnas apuradas, 16.733 pessoas não compareceram aos seus locais de votação, por motivos diversos não enfrentaram o emaranhado de “santinhos” nas ruas ou presenciaram casos de boca urna, alguns ocorridos dentro das próprias zonas eleitorais. Mesmo com tantos desafios, a importância do ato de votar prevaleceu e o número de abstenções diminuiu em comparativo com 2020, primeiro ano da pandemia de COVID, quando 22.466 não votaram em RP, derrubando a taxa de abstenção de 24,83% para 19,56%.

No ABCDMRR, Rio Grande da Serra acompanhou o movimento e, também, viu o número de ausências cair de 22,33%, em 2020, para 17,03%, em 2024. Nas outras cidades da região, os números alternaram em menor escala, confira em detalhes na tabela abaixo:

Taxa de abstenção nas sete cidades do ABC Paulista nas eleições municipais de 2020 e 2024 (Imagem: Território Livre Fm)

Câmara Municipal

Ribeirão Pires reelegeu 14 candidaturas, mantendo o PL com a maioria das cadeiras, aumentando das três eleitas em 2020 para cinco em 2024. As novidades na Casa de Leis da cidade serão Emilio do D’Carvalhos Bar (PSD), Fernanda Henrique (PT) e Matheus Brizotto (PL), derrubando o índice de renovação em comparação com o último pleito quando nove vereadoras/vereadores foram eleitas/eleitos para o primeiro mandato.

Confira abaixo as candidaturas eleitas para a Cãmara de Ribeirão Pires:

  • Professor PC (PL) – 2.137 votos
  • Rato Teixeira (MDB) – 2.072 votos
  • Leandro Tetinha (PRTB) – 2.028 votos
  • Lau Almeida (PL) – 1.784 votos
  • Edmar Aerocar (PSD) – 1.650 votos
  • Paixão (REPUBLICANOS) – 1.573 votos
  • Diogo Manera (PP) – 1.516 votos
  • *Emilio do D’Carvalhos Bar (PSD) – 1.417 votos
  • Alessandro Dias (PP) – 1.370 votos
  • Sapão (PL) – 1.330 votos
  • Valdir O Gordo (PODE) – 1.231 votos
  • Anderson Benevides (AVANTE) – 1.211 votos
  • Sandro Campos (PSB) – 1.210 votos
  • Amanda Nabeshima (PP) – 1.144 votos
  • Flávio Gomes (PL) – 1.060 votos
  • *Fernanda Henrique (PT) – 1.041 votos
  • *Matheus Brizotto (PL) – 998 votos

*Primeiro mandato na Câmara Municipal de Ribeirão Pires

Abaixo o gráfico com a composição partidária na Câmara de RP após as eleicões 2024:

Mulheres eleitas no ABCDMRR

Depois de apenas 4 vereadoras na região ABCDMRR em 2016 e o aumento para 9 em 2020, a presença das mulheres nas Câmaras das sete cidades segue em crescimento com o resultado da eleição de 2024, porém, o cenário não passa nem perto de qualquer paridade. Das 150 cadeiras na região, 11 vereadoras foram eleitas em 5 municípios, Mauá e Rio Grande da Serra novamente formaram os respectivos legislativos totalmente compostos por homens.

Ribeirão Pires continuará com duas vereadoras, Amanda Nabeshima (PP) foi reeleita e Fernanda Henrique (PT) fará seu primeiro mandato. São Bernardo do Campo, município da região com maior presença feminina, cinco no total, reelegeu Ana Nice e Ana do Carmo, PT, além de Nina Braga (PL), Sandra do Leite (PODE) e Luana Eloá (MDB). Diadema terá na Câmara Patty Ferreira (PT) e Fernanda Durães (MDB). Em São Caetano do Sul, Bruna – Mulheres por Mais Direitos (PSOL) foi reeleita com a maior quantidade de votos do município, 5.848. Também com uma representante, Ana Veterinária (PSD) foi eleita em Santo André.

Em RP, Fernanda Henrique (PT) é novidade e a luta da cultura na Câmara

Moradora de Ribeirão Pires, Fernanda Henrique (PT), 37 anos, é arte-educadora e atriz, engajada desde cedo com os movimentos populares. Eleita com 1041 votos, sua experiência política foi construída em anos de atuação até os dias atuais ao lado de importantes lideranças comunitárias, como na Associação Ribeiraopirense de Cidadãos Artistas (ARCA), no cargo de presidenta do PT e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) do município.

Fernanda Henrique, vereadora eleita em Ribeirão Pires (Foto: Reprodução)

Engajada com as pautas de interesse coletivo é integrante do Fórum de Cultura da cidade, do Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Favela (MDDF) e da Coletiva Teatral Pontos de Fiandeiras, entre outras ações que definiram o seu compromisso com a cultura, a educação e a justiça social. Entre 2013 e 2016, foi chefe de gabinete do vereador Renato Foresto (PT), em Ribeirão Pires, participando ativamente da comissão da verdade e na luta pela preservação do patrimônio público da cidade.

Siga o Território Livre Fm nas redes sociais e sintonize toda sexta-feira, às 18h00, ao vivo na Rádio Pérola da Serra com muita informação e troca de ideias

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *