#Live | Espaços Comunitários, o colírio para os olhos que não querem ver
Um bate-papo sobre resistência e políticas públicas com ‘Gingaê Camará’, ‘LeBem’ e ‘Cia TeatroEndoscopia
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2020/08/TL_Fm_Live-2-1.png)
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2020/08/TL_Fm_Live-2-1.png)
Este encontro de telas compartilhadas pressionou o zoom de muitos pensamentos, aproximou nossos olhares das ideias e ações de locais distantes da realidade dos grandes centros. Um encontro com espaços que entendem na sua organização a importância do olhar ao redor, que não dão um passo a frente antes de observar todas as direções e entender que a comunidade precisa de uma participação ativa, e, para isso acontecer, é preciso estar perto e de olhos abertos.
A imagem de um Espaço Comunitário é nítida quando pronunciamos os nomes ‘Gingaê Camará’, ‘LeBem’ e ‘Cia TeatroEndoscopia’, nossos parceiros que compartilharam suas experiências nessa live, sempre com um papo reto e dinâmico na mesma medida. Só não enxerga esse trabalho de formiguinha quem não se aproxima, quem não pega a estrada sem asfalto, quem não se afasta do conforto de onde o busão passa, quem não se deixa atravessar por quem constrói junto.
Em tempos de pandemia esses espaços acrescentaram mais dificuldades na lista diária de suas resistências para se manterem em funcionamento. Encontram forças na pesquisa dos seus entornos, nos rostos, vidas e realidades que os cercam e os alimentam para continuar caminhando em busca da apropriação dos seus espaços pelas pessoas que o fazem acontecer.
#live | Espaços Comunitários: Expressão e Resistência#live | Espaços Comunitários: Expressão e ResistênciaUma troca de ideias e reflexão sobre o nosso tempo com a Cia. TeatroEndoscopia, o Centro de Desenvolvimento de Arte e Cultura Gingaê Camará e o LeBem Espaço Comunitário. O bate-papo é virtual, a conexão é intensa.#Cultura #Arte #EspaçoComunitário #PolíticasPúblicas #RibeirãoPires #ABCPaulista
Posted by Território Livre Fm on Thursday, August 6, 2020
Permanecemos na luta por políticas públicas tão sensíveis quanto as necessidades descentralizadas, que o olhar atento e aberto dos nossos espaços comunitários sejam exemplo para os olhos do Poder Público neste momento delicado e para além dele, não estamos e não somos invisíveis, estamos na periferia do seu olhar, basta afinar as pupilas com as possibilidades de horizontes.
Sobre os Espaços Comunitários:
Cia TeatroEndoscopia: Criada na Escola Livre de Teatro, no ano de 2002, durante o processo de criação colaborativa dos núcleos de dramaturgia. Atualmente, a Cia. tem quatro trabalhos no seu repertório, e já participou de festivais em São José do Rio Preto e Mauá; Mostras de repertório em Teatros importantes como o Teatro Arena em São Paulo e Teatro Municipal de Santo André.
Centro de Desenvolvimento de Arte e Cultura Gingaê Camará: Formado em 2011 pelo professor Messias Beiço explora todas as vertentes da cultura afro-brasileira, negadas e discriminadas há séculos. O trabalho do coletivo vai muito além do caráter esportivo da Capoeira, despertando em seus integrantes o olhar crítico da sociedade e como a cultura afro-brasileira está enraizada na história do país.
LeBem Espaço Comunitário: Um lugar para o encontro de novas amizades, aprendizados e crescimento como ser humano. Sua missão consiste em desenvolver corpo, mente e espírito, fortalecendo indivíduo e comunidade. São cerca de 400 pessoas, de todas as idades, que se beneficiam dessa estrutura de forma gratuita e com qualidade. Nesse Espaço Comunitário você pode aprender cursos técnicos, culturais, esportivos, e também desenvolver os valores humanos! Além disso, a comunidade tem acesso a eventos culturais e a um Centro de Convivência com biblioteca, brechó, sala de jogos, lan house e sala multiuso.