Oscar | Ataque dos Cães, 12 indicações e uma manada de sentidos
Dirigido por Jane Campion, filme colecionou 12 indicações ao Oscar 2022 e está disponível no catálogo da Netflix

Território Livre Fm Sintonizou e Recomenda: Ataque dos Cães
O filme que provocou alarde quando chegou ao catálogo da Netflix, em novembro de 2021, cumpriu todas as expectativas e colecionou 12 indicações ao Oscar (Atriz Coadjuvante – Kirsten Dunst; Som; Trilha Sonora; Roteiro Adaptado; Ator Coadjuvante – Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee; Montagem; Fotografia; Design de Produção; Ator – Benedict Cumberbatch; Direção e Melhor Filme), tornando-se a produção com mais menções na disputa pelas estatuetas em 2022.
Dirigido pela neozelandesa Jane Campion, que também assina o roteiro, Ataque dos Cães (The Power of the Dog) adapta o romance homônimo escrito por Thomas Savage, em 1967. A trama apresenta dois irmãos, no ano de 1925, que dividem uma fazenda da família, em Montana (EUA). Phil Burbank, interpretado por Benedict Cumberbatch, é, de cara, o típico personagem de um filme de faroeste.
Enquanto isso, George Burbank, papel do ator Jesse Plemons, segue a linha do irmão mais novo, contido e desprendido dos hábitos do fazendeiro tradicional. Conforme o andamento da narrativa, a desconstrução aos poucos dos dois tipos não é um mero efeito para o desenvolvimento da história, mas uma condição que evidencia a complexidade da obra.
Se os Burbank apresentam características próprias e intensas, Rose, vivida por Kirsten Dunst, e o seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee) não passam por menos. Ela, após aceitar o pedido de casamento de George, deixa o restaurante/alojamento em que trabalha para morar em seu novo lar, onde é constantemente confrontada por Phil, contrário à união.
A casa ganha ares de arena, tudo torna-se uma disputa por território. Os instrumentos musicais são porta-vozes em uma discussão que dispensa palavras. Vendo sua mãe perder o equilíbrio, Peter, estudante de medicina e que havia sentido na pele o tratamento de Phil logo na apresentação entre os dois, é quem tem a corda nas mãos antes que tudo arrebente. O jovem disseca as camadas da história aos olhos do espectador.
Se o quarteto doma com toda segurança o quesito atuação e, por isso, figura por completo na lista de indicações ao Oscar, um quinto elemento é fundamental no desdobramento do roteiro, que também concorre à uma estatueta. Bronco Henry, falecido há mais de 20 anos, é um homem de quem Phil foi e ainda faz questão ser muito próximo, seja através dos causos contados aos outros peões, em suas atitudes, que trazem à tona sentimentos quase sempre mantidos sob as vestes do vaqueiro, ou intacto aos seus olhos nas paisagens e pelos arredores (quase secretos) do rancho.
Nessa manada de sentidos, a diretora Jane Campion desconstrói clichês do gênero cinematográfico dentro da sua própria criação. Substituindo ação por reação, em um ritmo particular, Ataque dos Cães vai além do título de campeão da temporada por mais indicações ao Oscar, é um filme que surpreende, seja pela beleza dos enquadramentos, a sonoridade das cenas ou pela forma natural de cuidar de cada acontecimento.
Território Livre Fm Sintonizou e Recomenda é o nosso quadro semanal de indicações de filmes, séries e demais produções audiovisuais. Então, prepara a pipoca daí que a gente aquece a sessão por aqui!