Quartou | Estreia do ABC no Paulistão 2024

O Água Santa, vice-estadual, e o São Bernardo FC venceram; o Santo André foi derrotado na estreia do MorumBIS

Foto: Jhony Inacio/Ag. Paulistão/Divulgação

O estadual com mais concorrentes ao título começou. Antes que alguém diga que não vale muita coisa, os times da região do ABC Paulista provaram logo na estreia um pouco do melhor que o Paulistão tem a oferecer. Adversários da elite nacional, ocupação de respeito nas arquibancadas e muita disputa dentro do campo desde o minuto inicial.

Repetindo o regulamento de anos anteriores, são 12 rodadas para a definição dos classificados e, o mais perigoso, a mesma quantidade de partidas para conhecermos os dois rebaixados para a Série A2. Diante de tanto equilíbrio no Paulistão, largar pontuando é estímulo e atalho para bater a meta principal dentro do campeonato: a permanência.

Por esse aspecto, Água Santa e São Bernardo FC comemoraram os três pontos na largada. O Santo André teve o desafio mais complicado e não conseguiu pontuar. Em comum, as três equipes da região do ABC Paulista apresentaram elencos competitivos, intercalando apostas com o retorno de figurinhas identificadas com as respectivas camisas.

O Água Santa visitou o Red Bull Bragantino, um dos postulantes ao título do Brasileirão 2023 e vivo na contagem de pontos até as rodadas finais. O time de Diadema deu ao novo treinador, Bruno Pivetti, um misto de remanescentes do vice-estadual, casos de Ygor Vinhas, Luan Dias e Bruno Mezenga, além de nomes com mais rodagem como Neilton e Matheus Cavichioli. Sem ousar e controlando a pressão do adversário, o Netuno segurou o resultado de 1 x 0, gol de Junior Todinho, e comemorou o excelente início.

No MorumBIS, estreia do naming rights milionário do estádio do São Paulo e com o acréscimo de quase 50 mil espectadores, o Santo André saiu atrás com 5’ de bola rolando. O ex-zagueiro tricolor Walce cometeu uma penalidade que deixou o time do ABC atrás no marcador. O empate até saiu minutos depois com Cléo Silva, mas não foi o suficiente para a equipe de Fernando Marchiori, fechando os 90 minutos derrotada por 3 x 1.

Último da região a estrear, o São Bernardo FC recebeu o Ituano no Primeiro de Maio. O duelo entre as equipes poderia se repetir na Série B, mas a disputa pelo nacional foi adiada, o Tigre perdeu o acesso nos minutos finais na Série C 2023 e permaneceu na mesma divisão. O fato é que com o jogo desse domingo (21), o elenco de Márcio Zanardi apresentou rendimento e consistência conhecidos das últimas temporadas. É um trabalho que segue trilhando seu lugar entre os principais campeonatos do país. A vitória por 2 x 0 sem muitos sustos foi a assinatura dessa constância.

O lance negativo da rodada foram as repetidas falhas na transmissão durante São Bernardo FC x Ituano, interrompendo o jogo na plataforma Paulistão Play antes do apito final. Reconhecido o erro pela Federação Paulista de Futebol, com a promessa de solução imediata pelos realizadores, a torcida que fica é para um problema pontual, que não invalida o ponto positivo para o público que é ter uma diversidade de canais detentoras dos direitos de exibição. Sem monopólio, mais jogos transmitidos e valores maiores na conta para os clubes.

Acompanhe mais sobre o futebol da região ABCDMRR nas redes sociais do Território Livre FM e ao vivo toda sexta-feira, às 18h00, na rádio comunitária Pérola da Serra.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *