#Quartou | Retrospectiva dos times da região ABCDMRR na temporada 2020
O ano de Santo André, os times de São Bernardo e Mauá, São Caetano e Água Santa
Em uma ano atípico, a temporada 2020 do futebol paulista foi interrompida devido à pandemia de Covid-19. Com a bola parada desde a segunda metade de março, as divisões do Campeonato Paulista voltaram a partir de julho. Relembre como foi ano das equipes da região ABCDMRR nas principais competições:
- Copa São Paulo de Futebol Júnior
Como é tradição, o ano do futebol brasileiro é aberto logo nos primeiros dias de janeiro com a Copa São Paulo, um dos campeonatos mais importantes para as categorias de base. Na edição de 2020, seis times da região ABCDMRR estiveram entre os 128 clubes que disputaram a competição. Santo André e Mauá FC foram eliminados ainda na fase de grupos, assim como o EC São Bernardo, que fechou a sua chave em um tríplice empate com São Paulo e Operário-PR, todos com 5 pontos, sendo desclassificado apenas nos critérios de desempate.
São Bernardo FC e Água Santa venceram seus grupos, o São Caetano garantiu a sua vaga no mata com a segunda colocação do Grupo 31. Na Segunda Fase da competição, em jogos eliminatórios, o São Caetano foi eliminado pelo São Bento no Canindé, derrota por 2 x 0. Em Guaratinguetá, o São Bernardo FC passou pelo River-PI, 3 x 1. Jogando em casa, o Água Santa também avançou diante do Atlético-CE, 2 x 0.
Na Terceira Fase, a última antes das Oitavas de Final, a competição de juniores acabou para os times do ABCDMRR. O São Bernardo FC perdeu para o Atlético MG, 4 x 1. Já o Água Santa, com a derrota por 2 x 1 para o Avaí, também se despediu do torneio. No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, um Grenal decidiu o campeão da Copinha, após o empate no tempo normal, 1 x 1, o Internacional levou a taça com o placar de 3 x 1 nas cobranças de pênaltis.
- Paulistão A1
Até a Rodada 10, a última antes da interrupção do campeonato, o Santo André fazia uma das melhores campanhas do estadual, acumulava vitórias contra a Ponte Preta (2 x 3), Ferroviária (2 x 1), no confronto entre times da região do ABCDMRR levou a melhor sobre o Água Santa, 1 x 0, no Bruno José Daniel, além de vencer São Paulo (2 x 1), Inter de Limeira (0 x 1), RB Bragantino (1 x 0) e o empate com o Corinthians, 1 x 1, na casa do adversário, garantindo com a soma de pontos a liderança do Grupo B. Na retomada, empate com o Santos, 1 x 1, na Vila Belmiro, e o tropeço no seu campo, 3 x 1 para o Ituano. Assim, o Santo André viu a chance de ser mandante na fase seguinte escapar na última rodada. Nas Quartas de Final, embate com o líder Palmeiras, no Allianz Parque, a derrota por 2 x 0 fechou a ótima campanha do Ramalhão no Paulistão.
Campanha do Santo André: 6V; 2E; 5D; 14 GP e 15 GC.
Enquanto isso, o Água Santa conheceu sua primeira vitória na Rodada 5, contra a Ferroviária (1 x 0). Depois disso, empate com o Botafogo (1 x 1), grande resultado contra o Corinthians em Diadema, 2 x 1, empates contra o Guarani (0 x 0) e Inter de Limeira (1 x 1), e mais três jogos sem vencer na reta final provocaram o rebaixamento da equipe para a Série A2, com 11 pontos.
Campanha do Água Santa: 2V; 5E; 5D; 7 GP e 15 GC.
- Paulistão A2
Com camisas tradicionais e muita emoção, a divisão de acesso do Paulistão também foi interrompida durante a fase classificatória. Na volta, em agosto, clássico entre São Caetano e São Bernardo FC, jogo eletrizante no Anacleto Campanella, e vitória do Azulão, 4 x 3; com gols de Everton Dias, Moisés (GC), Emerson Santos e Sandoval; Allan Dias, Léo Jaime e Marlyson marcaram para o time de São Bernardo do Campo.
Ao término dos 15 jogos, as duas equipes avançaram com as melhores campanhas, São Bernardo FC, com 28 pontos, e São Caetano, 27. Nas Quartas, o São Bernardo FC, após dois empates, eliminou nos pênaltis o Juventus. Já o São Caetano, na ida, superou o Monte Azul, 1 x 0. Pela partida de volta, em casa, no último lance do jogo o São Caetano viu o zero sair do placar, gol do Monte Azul e tudo igual na soma dos dois jogos. Nos pênaltis, São Caetano 5 x 4.
Na semifinal, o São Bernardo FC foi superado pelo São Bento, 3 x 0. Na semana seguinte, no Estádio Primeiro de Maio, o time da casa saiu na frente e o jogo foi interrompido no segundo tempo devido forte neblina. Com as equipes em campo, 24 horas depois, o São Bernardo FC foi mais uma vez para a rede, mas não o suficiente para eliminar o clube de Sorocaba. Na outra chave, o São Caetano enfrentou o XV, empate sem gols em Piracicaba e vitória no Anacleto, 2 x 1, gols de Alex Reinaldo e Anderson Rosa, vaga garantida na elite do Paulistão, em 2021.
Com o acesso na conta, São Bento e São Caetano disputaram o título da A2, uma vitória para cada lado no campo do adversário. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Luiz Daniel, com duas defesas e 4 x 3 no resultado final, o São Caetano levantou a taça.
Na seleção do Paulistão A2, o São Caetano emplacou 5 atletas, Luiz Daniel (Goleiro), Sandoval (Zagueiro), Alex Reinaldo (Lateral Direito), Di Maria (Lateral Esquerdo) e Anderson Rosa (Meia), que também foi eleito Craque do Campeonato, decisivo na fase final, o atleta fez um gol contra cada adversário no mata-mata, incluindo o que garantiu a vitória e o acesso contra o XV de Piracicaba.
- Paulistão A3
Único representante da região ABCDMRR na competição, o EC São Bernardo fez uma campanha histórica, e 31 anos depois conseguiu a classificação para a Série A2. O time de 92 anos somou 30 pontos, a segunda melhor da Primeira Fase. Nas Quartas, superou o Batatais, com duas vitórias. Na fase semifinal, o EC São Bernardo eliminou o Comercial e cravou o seu acesso, com dois resultados iguais, o 3 x 1 da partida de volta, de virada no Estádio Primeiro de Maio, contou com gols de Felipe, Osvaldir e Raul. Na Final, o Velo Clube, ficou com o título.
- Campeonato Paulista Segunda Divisão
Com rivalidade na fase de classificação, Mauá FC e Grêmio Mauaense estiveram no Grupo G da competição, que começou no segundo semestre deste ano. Com jogos de ida e volta, no primeiro clássico entre as equipes, na Rodada 4, o Mauá FC foi derrotado pelo Mauaense, 1 x 0. No returno, na Rodada 9, o Grêmio Mauaense como mandante somou mais um ponto diante do rival, empate por 1 x 1. Com o término da fase de grupos, o Grêmio Mauaense foi eliminado na quarta posição, com 10 pontos. Já o Mauá FC, com 14, garantiu sua presença no mata-mata. Nas Oitavas de Final, vaga conquistada contra o Amparo. Na sequência, nas Quartas de Final, em casa, o Mauá venceu o Grêmio Prudente, 2 x 1. Na volta, o time de Presidente Prudente devolveu o mesmo resultado e ficou com a classificação para a Semifinal, como previa o regulamento em caso de empate no placar agregado.
- Copa Paulista
Valendo duas vagas para competições nacionais em 2021, a Copa Paulista começou no último mês de novembro. Com 20 times divididos em cinco grupos, o Água Santa avançou para o mata-mata com 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Nas Oitavas de Final passou pelo Novorizontino e, na sequência, encarou a Portuguesa. Derrota na Arena Inamar, 1 x 0. Na volta, em um jogaço no Canindé, a equipe de Diadema saiu perdendo, mas buscou a virada na etapa final, com o 2 x 1 e a igualdade no placar agregado a decisão foi para as cobranças de pênaltis, terminando 3 x 2 para a Lusa.
O outro representante da região, o São Bernardo FC, fechou o Grupo D na liderança da sua chave, 12 pontos; 3 vitórias e 3 empates, com 12 GP e 6 GC. No mata, superou a Ponte Preta B, e, em seguida, mais duas vitórias diante da Portuguesa Santista. Na semifinal, foi eliminado para a Portuguesa, empate no Primeiro de Maio e derrota no Canindé, 3 x 0. A Lusa foi campeã da competição sobre o Marília.
Entre os jogos da Semifinal, a equipe do São Bernardo FC recebeu a notícia do falecimento do seu treinador, Marcelo Veiga, provocado por Covid-19.
- Copa do Brasil
Único representante da região ABCDMRR na competição nacional, o Santo André estreou no dia 5 de fevereiro com goleada diante do Criciúma, no Bruno José Daniel, 4 x 1, gols de Douglas Baggio, Ronaldo e Branquinho, duas vezes. A vitória rendeu um dinheiro extra na conta do time campeão da Copa do Brasil de 2004, além do passaporte para encarar o Goiás na Segunda Fase, novamente em casa, mas dessa vez sem sucesso, derrota por 2 x 0.
- Campeonato Brasileiro – Série D
Em grave crise financeira, o São Caetano viu a situação piorar com o desmonte do seu elenco campeão do Paulistão A2 durante a fase de grupos do torneio nacional. Goleadas diante do Pelotas, 9 x 0, no encontro com o Caxias, 6 x 0, e outro resultado desastroso, dessa vez por W.O. contra o Marcílio Dias, foram algumas das marcas da campanha do Azulão, que terminou na lanterna do Grupo A8, com 1 vitória, 3 empates e 10 derrotas, somando 6 pontos, 5 GP e 35 GC.
- Temporada 2021
Com o cancelamento da Copinha devido à pandemia do Coronavírus, o Campeonato Paulista está previsto para começar em fevereiro, o estadual será a primeira competição das equipes da região ABCDMRR no calendário de 2021.