Quartou | Santo André e SESI fazem série final com muito equilíbrio e título fica com Araraquara
Com o 1 x 1 no confronto, o terceiro jogo, disputado nesta quarta-feira (1) no ABC, ganhou status de tudo ou nada
O Campeonato Paulista Feminino de Basquete entrou, desde a última quinta-feira (25), na sua série de três jogos valendo o título. Basketball Santo André/APABA e SESI/Araraquara chegaram para um confronto inédito no histórico de decisões do estadual e prometendo muito equilíbrio.
No primeiro jogo da final, em Araraquara, o time do ABC Paulista dominou o primeiro tempo, vencendo por 25 x 12. Na volta do intervalo, mesmo com um desempenho abaixo do apresentado, a vitória fora veio, 45 x 35, e a vantagem de cravar o título já na segunda partida e em casa foi conquistada. Porém, a pressão fez bem para o SESI, que no jogo 2, no domingo (28), não se incomodou com o barulho da torcida adversária para vencer por 62 x 55 e deixar tudo igual na disputa pelo campeonato.
Com o 1 x 1 na série, o terceiro jogo, realizado na noite desta quarta-feira (1), ganhou status de tudo ou nada. Após os dois primeiros períodos, o SESI tentou construir uma margem confortável no placar, mas o Santo André mostrou sua força e foi para o intervalo com apenas três pontos atrás, perdendo por 28 x 25.
Teoricamente com a diferença por uma bola, no retorno a equipe do Santo André fez mais do que isso, acertou uma sequência de cestas colocando sete na diferença. Quando tudo parecia caminhar para uma virada irreversível e a permanência do troféu no ABC, a ala Sossô foi o nome do desequilíbrio, com duas bolas de três o SESI chegou a 40 contra 43 para o Santo André, levando toda a emoção para os últimos dez minutos.
No período decisivo, os chutes de longa distância continuaram como o diferencial do conjunto do SESI, não só para tomar a frente no marcador, mas para abrir uma segurança nos minutos finais, fazer 62 x 53 e garantir o primeiro título Paulista para o Araraquara.
Para o Santo André, que tem na bagagem a sequência de títulos de 2016, 2017 e 2018, valeu comemorar o vice-campeonato após a queda nas quartas na LBF (Liga de Basquete Feminino) deste ano e o desafio de ter remontado o seu elenco, conseguindo manter o desempenho em alto nível durante a disputa e por toda a série final.