Quartou | Se futebol é resultado…
Copa do Mundo, seleção brasileira, Brasileirão: o esporte tem que ganhar
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/09/TL_Fm_Capa.png)
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/09/TL_Fm_Capa.png)
Exposição 'Rainhas de Copas', em cartaz no Museu do Futebol durante o mundial (Imagem: Território Livre Fm)
Se futebol é resultado… O assunto não deveria ser Rubiales, afinal e ao final, esperava-se dele comportamento de dirigente. Foi uma Copa do Mundo para a história. Números, recordes e uma campeã inédita. Fotos, fatos e feitos marcantes. A Austrália virou o jogo, começou derrotada e terminou a jornada no coração da sua torcida. O 4º lugar foi uma vitória, mas fazer das Matildas um sonho de criança virou o maior troféu da seleção anfitriã. A Suécia confirmou o seu histórico de chegada, agora são quatro vezes no 3º lugar e um vice-campeonato. Na decisão, os melhores conjuntos: Espanha e Inglaterra. Venceu o equilíbrio, o título foi definido pelo placar mínimo, Olga Carmona bateu cruzado sem chances para a goleira do mundial, Earps. Gol único, que será repetido muitas vezes para lembrar o melhor de 2023.
Se futebol é resultado… Todo esse conjunto, mais as últimas danças de Marta, Rapinoe e Sinclair, as campanhas de Marrocos, Nigéria, África do Sul e Colômbia – que inclusive foi premiada como sede da Libertadores 2023, muito pelo entusiasmo que o país tem tratado a modalidade – nada disso pode ser menor que o abuso cometido pelo espanhol – denunciado por crime de agressão sexual. A punição ao cartola sim, essa deve ser do tamanho merecido e causar o efeito necessário para o futuro do que está em jogo. Se dentro de campo a tática e a técnica evoluíram, se nas arquibancadas e na audiência os números foram os maiores – nunca antes vistos – não deve restar dúvidas, profissionais do entorno da bola precisam ser qualificados, não há mais campo para oportunistas no futebol feminino.
Assim…
Se futebol é resultado… A seleção brasileira terá o melhor treinador – dentro do mercado interno. A era Pia Sundhage dará lugar ao novo desafio da carreira de Arthur Elias, acumulador de troféus no Corinthians. A sueca também chegou com bagagem – para uma viagem única. Não será diferente desta vez, ficam na galeria os títulos pelo futebol de clube, abre-se espaço para renovação, gestão de equipe e variações de jogo na seleção. É preciso fazer caber toda essa responsabilidade na mala. Paris é logo ali, em 2024 – ano de Olimpíada. Em 2027, a próxima Copa do Mundo pode ser em casa. Não diminui a distância para um tão desejado título, mas pode ser o passaporte para o Brasil.
E…
Se futebol é resultado… O Brasileirão Feminino terá a final que merece. Duas camisas tradicionais. Contando apenas a competição nacional, o duelo de títulos está 4 x 2 para o time da capital paulista. As torcidas – que ocupam as arquibancadas – viram recentemente, em 2019, uma decisão de BR entre Corinthians x Ferroviária – venceu o interior. Nesta temporada, com mais um capítulo do confronto e do Brasileirão nos dias 7 e 10 de setembro, o resultado é um: ganha o esporte futebol.