Dia 3 | Medalha de Ouro é valorizar o esporte no dia a dia

Políticas Públicas são fundamentais, inclusive no Esporte

Imagem: Jogos Olímpicos

É mais comum que eclipse, basta o primeiro, segundo e terceiro dia sem medalha de Ouro para o Brasil que a largada para apontar culpados começa com tiro, porrada e falta de conhecimento para todo lado. Tem mais opinião na rede do que gol da Alemanha.

Culpa da lacração, falta de treino, esporte que nem é esporte, tem de tudo e mais um pouco na internet. Assim como qualquer modalidade Olímpica, abordar o desempenho brasileiro no Quadro de Medalhas é uma matéria complexa e exige preparo.

São diversas competições durante o ciclo Olímpico, nesse calendário deve-se incluir lesões, imprevistos, viagens, mudanças no cenário de competidores, além de muitas e muitas sessões de treino. Uma lista que poderia ganhar outros tantos itens.

Mas… Quem são, onde vivem e de que se alimentam atletas brasileiros? Perguntas tão complicadas quanto explicar como funciona o Decatlo. Não dá para acreditar que a realidade da seleção de Judô, do Futebol ou do Atletismo é tudo igual e a mesma coisa.

Por isso, o assunto Políticas Públicas é tão fundamental. Por que até no Esporte, sim, em todas as modalidades transmitidas diretamente de Tóquio, leis de incentivo são completamente importantes. Estimula, reconhece e fomenta toda e qualquer pessoa que queira construir uma carreira como esportista. (Voltaremos nesse assunto nos próximos dias)

Ah… Mas e se não der resultado?

Dá sim, a conquista é diária. No pódio do dia a dia terá conhecimento, saúde, emprego, dignidade, alegria. Já o Ouro na Olimpíada também é muito legal, lindo e uma glória para todo o país, mas é o último estágio, lá de quatro em quatro anos.

E, com os Jogos do Dia 4 já acontecendo, um VIVA gigante para Rayssa Leal, a mais jovem medalhista brasileira, aos 13 anos, sua Prata e todo o Skate do Brasil que fez e está fazendo história no Japão. A modalidade veio para ficar.

Imagem: COB

Para terminar, sabe o papo aí de cima sobre tornar o esporte assunto apenas em Olimpíada, isso daí é nota zero. É hora de cobrar pistas e mais pistas nas cidades e bairros, vamos pelo radical e celebrar manobras todo dia.

Vai, Brasil!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *