Dia 9 | Jogos Olímpicos e a superação
Um campo perfeito para apresentar ao mundo formas e narrativas de ir além
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2021/08/TL_Fm_Capa-9.png)
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2021/08/TL_Fm_Capa-9.png)
Imagem: Time Brasil
Superação: ato ou efeito de superar. Simples e direto no dicionário. No esporte, uma história de superação é isso e um pouco mais. É conquistar um sonho, é ir além dos seus próprios feitos, é quebrar um recorde, é superar o conceito de que quem está do outro lado é sempre um adversário.
Para o nadador Bruno Fratus é não ter desistido desde o quase terceiro lugar em Londres 2012 por dois centésimos e a sua sexta colocação no Rio 2016. Foi a recuperação do ânimo para nadar tudo e vibrar ainda mais com o Bronze nos 50m Livre na Natação em Tóquio. Foram 21s57 que o levaram para o lugar tão sonhado, o pódio Olímpico.
Rebeca Andrade, que fez história como a primeira ginasta brasileira medalhista em Olimpíadas, guardou bem guardada a sua Prata no Individual Geral e voou ainda mais alto no Salto para ser Ouro. A atleta foi novamente a primeira, desta vez ao somar dois pódios em uma mesma edição de Olimpíada.
Mais quebras
E se pra quem acha que os recordes existem para serem quebrados, a máxima não é tão simples assim. No Salto Triplo, a ucraniana Inessa Kravets tinha o maior registro da prova desde 1995. Depois de 26 anos, o recorde mundial foi quebrado, nesse domingo (1), pela venezuelana Yulimar Rojas. Prata no Rio 2016, melhor competidora do Atletismo em 2020 pela World Athletics e com o Ouro já garantido em Tóquio, Yulimar Rojas investiu energia no seu último salto e superou o que parecia insuperável, fez 15,67 metros, aumentando em 17cm a nova marca.
Em outro momento sublime, precisamente no Salto em Altura, os atletas Barshim (Catar) e Tamberi (Itália) estavam perfeitos até a marca de 2,37 metros, quando erraram as três tentativas no desafio seguinte, de 2,39 metros. Assim, mesmo com a chance de decidirem o Ouro com uma chance extra, acordaram com a organização a divisão do primeiro lugar. O que não deixa de se apresentar como uma forma de superar, nem que seja o fato de que o lugar que você está pode ser dividido com alguém.
De tantos jeitos e narrativas, um dia daqueles em que a Olimpíada se apresenta como campo inesquecível e perfeito para o mundo assistir formas diversas de superação.