Diário da Copa | As boas histórias da Copa no Dia 17

Marrocos classificado, Portugal também

Vitória histórica nos pênaltis e quartas é o próximo passo (Imagem: FIFA/Reprodução)

Uma Copa do Mundo tem sempre suas boas histórias. Só na rodada de hoje, temos o forte Marrocos eliminando a Espanha. Além de Portugal, que trocou o protagonista pelo trabalho coletivo. E deu muito certo a escalada de decisões do técnico Fernando Santos.

Marrocos não foi para o risco. Qual Espanha chegaria nas oitavas? A clássica do 7 x 0 na Costa Rica ou a apagada na derrota para o Japão. Chegou a de Luis Enrique: 77% de posse de bola, mais de 1.000 passes e 90% de precisão na troca de bola. Chutes no gol: 1. Dentro: nenhum. Marrocos foi preparado para entregar tudo e segurar o que fosse preciso. Antes do intervalo da prorrogação, Cheddira teve a melhor chance de quebrar o favoritismo espanhol. Simon defendeu. Então ficou para, Bounou que fechou o gol nos pênaltis (duas defesas e uma trave) e Hakimi que cavou para o fundo da rede a classificação marroquina.

Marrocos alcançou as quartas de final como Camarões (1990), Senegal (2002) e Gana (2010). Foi a primeira do continente em uma fase de grupos (1970) e também estreou a África nas oitavas, em 1986. Tornou-se a primeira seleção africana que terminou vencedora uma decisão por pênaltis. Logo, Marrocos tem muito potencial – e torcida – para ser o primeiro país da África em uma semifinal de Copa do Mundo.

Pela frente, Portugal. O jogo contra a Suíça começou no vestiário. Depois de trocar a ofensividade pela ofensa quando substituído contra a Coreia do Sul, Cristiano Ronaldo foi para o banco. Lentes e olhares voltados fora das quatro linhas. Decisão do técnico Fernando Santos, que chamou a responsabilidade e o comando para si. Trocou o astro pelo conjunto. O substituto, Gonçalo Ramos, fortaleceu a decisão do comandante. Fez o gol que abriu a partida decisiva contra a Suíça, logo aos 17′.

Daí em diante, um chocolate. E não foi suíço. Piada pronta, mas o futebol do jovem foi sério. Fez outros dois. Segundo jornalistas no estádio, a torcida portuguesa seguia feliz com a partida. Torcedores do mundo pediam CR7. O craque entrou no final. Tentou. Não marcou. Viu do campo Rafael Leão fechar o 6 x 1. Não pareceu ser o mais empolgado na comemoração pela classificação. Sabe que o lugar no banco – tudo indica – será de novo seu nas quartas. João Cancelo também ficou na reserva. Decisão de Fernando Santos. Quem se opõe?

Quartas de final da Copa do Mundo 2022 totalmente definida. Que venha Marrocos x Portugal.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *