Diário da Copa | Dia 1 de um campeonato que começou antes da bola rolar
Aquecimento repleto de polêmicas, o dia da abertura chegou para Catar x Equador
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2022/11/TL_Fm_Capa-11.png)
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2022/11/TL_Fm_Capa-11.png)
Enner Valencia, com calma e categoria, cobrou o pênalti que rendeu o primeiro gol da Copa do Mundo 2022 (Imagem: FIFA/Reprodução)
Antes da bola rolar, o choque de cultura é do manual de uma Copa do Mundo. São 31 países desembarcando ao mesmo tempo em um solo com seus próprios hábitos, modos e políticas, porém, o Catar em meio as suas estruturas arquitetônicas sedia, ainda em 2022, um modelo parado no tempo em relação aos direitos trabalhistas, a liberdade da comunidade LGBTQIA+ e o respeito às mulheres, para citar três campos envoltos de polêmicas desde que o país Asiático foi escolhido pela FIFA para receber o mundial de futebol masculino.
Não há dados concretos de quantos imigrantes – trabalhadores atuaram nas obras da Copa no Catar, muito menos a quantidade exata de mortos ou que sofreram algum tipo de problema durante o processo de construção dos estádios e toda a infraestrutura. Relatos de abusos de poder contra turistas e o caso mais emblemático desses últimos anos, uma jornalista mexicana foi violentada enquanto prestava serviço para a organização da competição e viu sua situação passar de vítima para condenada pela justiça local, sua pena: chicotadas e sete anos de prisão acusada de manter um caso extraconjugal. Entre os desdobramentos, a profissional conseguiu voltar ao México sem cumprir a sentença e o caso seguiu em aberto.
Ainda antes do apito inicial, outro conflito chamou a atenção do mundo, não pela violência, mas pela frustração junto ao que muita gente e patrocinadores acreditam fazer parte do pacote Copa do Mundo: o consumo de bebida alcoólica. Espaço exclusivo e não mais ao redor das arenas, janela de horário para venda e 500ml de cerveja por cerca de R$75 são alguns adversários que torcidas vão encarar caso queiram aliviar o calor, comemorar as vitórias ou afogar as mágoas de uma derrota no Catar.
Depois de todo esse aquecimento, com desafios e obstáculos que ainda serão levados a campo por atletas, federações, organizações – e aqui neste blog, Catar e Equador deram o pontapé inicial, neste domingo (20), pelo Grupo A da Copa do Mundo. Mesmo com toda pressão pela estreia, as seleções entregaram mais no 1º tempo de jogo, ao menos o time sul-americano. Enner Valencia fez o primeiro gol da 22ª edição do mundial. Se o VAR anulou a primeira tentativa, o atacante do Fenerbahçe (TUR) manteve a escrita e balançou a rede outras duas vezes, aos 16′ e 31′, definindo o placar da partida.
O resultado final quebrou um tabu, pela primeira vez o país-sede saiu derrotado do jogo de abertura. Que outras quebras, além das quatro linhas, venham e o bom futebol reine na Copa do Mundo 2022.