Diário da Copa | Dia 13 derruba 100% da fase de grupos

Portugal e Brasil perdem, nenhuma seleção avança com 9 pontos na Copa-2022

Brasil para em Camarões (Imagem: FIFA/Reprodução)

Antes de passar pelos duelos, vale um balanço: a fase de grupos com 4 seleções disputando classificação e os seus feitos em uma Copa do Mundo é uma instituição. A FIFA prepara mudanças para 2026, mas os quatro últimos dias de rodada devem ter mexido com as ideias dos executivos. Teve emoção, imagens eternizadas e tabelas cheia de reviravoltas. Ponto!

Sobre os jogos do dia, tudo muito parecido com o que a Copa tem apresentado. Zebra ou equilíbrio, chame do que quiser. Arábia Saudita, Tunísia e Camarões venceram campeões do mundo, assim como, o Japão, que também está escalado na seleção que avançou de fase com Senegal, Coreia do Sul, Marrocos e Austrália. A Argentina estreou com derrota e vai mais enérgica para o mata que Espanha, França, Portugal e Brasil, que desaceleraram. Time reserva não venceu. Inglaterra e Holanda não brilharam, mas oscilaram menos. Pronto!

Grupo H

Portugal saiu na frente, mas na Copa do Mundo 2022 isso não basta. A Coreia do Sul virou. Son foi mágico e deu o passe para fazer a mudança na chave acontecer. O 2 x 0 do Uruguai sobre Gana não valia mais de nada. Só para Arrascaeta, autor dos dois gols. O país africano perdeu, mas sentiu um pouquinho do sabor de devolver uma eliminação para a Celeste. 2010 foi sofrido. Gana não cedeu e quase diminuiu a diferença. Os sul-coreanos assistiram aos últimos minutos e comemoraram muito a classificação.

  • GRUPO H: Portugal: 6 pontos; Coreia do Sul: 4 pontos; Uruguai: 4 pontos; Gana: 3 pontos.

Grupo G

O desastre poderia ser grande, Brasil. Faltou tempo. Que bom. Gabriel Martinelli tentou, quase todas as melhores chances foram por ele. Nos acréscimos, Aboubakar foi de novo o nome de Camarões. Resolveu. Ederson trabalhou mais que Alisson nos dois jogos. Daniel Alves não acompanhou o ritmo na defesa. Nem foi relevante no ataque. Alex Telles sentiu e as laterais são problemas no time de Tite. Que venha a Coreia do Sul, mas poderia ser Portugal…

No Sérvia x Suíça, de novo decisivo e além do futebol. Shaqiri fez o primeiro, a Sérvia virou e a Suíça buscou a frente mais uma vez. O gol de Camarões saiu nos acréscimos, se não teríamos emoção e uma disputa aberta pela liderança. O adversário brasileiro seria outro. O Brasil não perdeu quando podia perder, porque a real é que não podia perder.

  • GRUPO G: Brasil: 6 pontos; Suíça: 6 pontos; Camarões: 4 pontos; Sérvia: 1 ponto.

Chaveamento definido com os dois últimos cruzamentos: Brasil x Coreia do Sul e Portugal x Suíça. O caminho do campeão está pronto. Neste sábado (3) – mais conhecido como amanhã – começa uma nova Copa do Mundo. Com todos continentes e confederações representadas:

  • América do Sul: Argentina e Brasil;
  • Concacaf: EUA;
  • Oceania: Austrália (disputa eliminatórios pela Ásia);
  • África: Marrocos e Senegal;
  • Ásia: Japão e Coreia do Sul;
  • Europa: Holanda, Inglaterra, Polônia, França, Espanha, Croácia, Suíça e Portugal.

Nenhum grupo classificou dois europeus, mas cada chave levou um da Europa para as oitavas. Em 2022, sem 100%. Holanda, Inglaterra, EUA, Marrocos e Croácia estão invictas. Tudo isso para afirmar uma coisa: não tem favotito.

Vamos para uma nova fase!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *