HQuinta #5 | Lula nos quadrinhos e o jogo que ainda não acabou

Obra foi lançada no início deste ano pelo PT

Lula: Da Perseguição à Esperança Renovada traça um verdadeiro nó tático começando pelo Brasil de 2014 até os dias atuais. Naquele mesmo ano, muita gente achou que a maior derrota brasileira seria a de dentro do campo, a acachapante goleada sofrida para a Alemanha, em casa, pela semifinal da Copa do Mundo. Mas isso nem está nas páginas do quadrinho. De fato, não foi nem de perto nossa pior derrota de lá pra cá.

Capa de Lula: Da Perseguição à Esperança Renovada (Divulgação)

Fora das quatro linhas: marcação desleal sobre o governo de Dilma Rousseff, juiz parcial, falta sem bola para tirar Lula do jogo, meio de campo armado num grande acordo nacional, indústria murcha, perda de milhares de empregos, aumento da fome – e não é a de gol. Episódios marcantes da história política recente são retratados com muita simbologia e uma arte bastante rica nos detalhes. Nas ilustrações de Vitor Teixeira e com as cores de Bira Evaristo, Temer, Moro e Bolsonaro ganham versões contornadas com aquilo que de pior representam, a monstruosidade, o heroísmo barato e a violência como arma, respectivamente.

Lula: Da Perseguição à Esperança Renovada (Divulgação)

No roteiro de Rôney Rodrigues, o povo não assiste de cadeira numerada e nem abandona o time antes do apito final. Presente como personagem que impulsiona as motivações, preocupações e acompanha Lula, que não joga só, seja no capítulo da condução coercitiva, em 2016, ou nas 580 noites em uma cela da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, o líder político também conta com a parceria e o importante reforço dos livros.

Se o placar parecia desfavorável, o caminho do gol se abriu e a virada veio. As personagens Beatriz, estudante e trabalhadora, e Alcimar, ex-trabalhador da Petrobras e motorista por aplicativo, além das suas trajetórias cruzadas pelos efeitos do golpe, são as vozes que denunciam a bolada midiática que tomou conta dos veículos de imprensa para inflar o antipetismo e as táticas usadas para os rumos da Lava Jato. Um terceiro momento mostra o resultado do bombardeio de processos sofridos por Lula, todos vencidos na justiça. Uma verdadeira invertida no adversário.

Mas o jogo ainda não acabou. O 2º turno das eleições se aproxima, Lula segue na frente das pesquisas, conta com o apoio das e nas ruas, superando todas as simulações que o lado do atual (des)governo tenta emplacar. O rival tem saldo negativo pelo descaso e as mortes durante a pandemia, o nada transparente orçamento secreto, o ódio pela Cultura e os movimentos sociais mais a série de gols contra a Democracia, o processo eleitoral e as instituições, que fazem da sua campanha digna de rebaixamento – sem virada de mesa – e, para a próxima temporada, se fará necessário o VAR para o tanto de sigilo imposto nos últimos quatro anos.

Lula: Da Perseguição à Esperança Renovada (Divulgação)

Lula: Da Perseguição à Esperança Renovada foi lançada no início deste ano pelo PT, uma adaptação em quadrinhos do livro Memorial da Verdade (Ricardo Amaral), com roteiro de Rôney Rodrigues, pesquisa e checagem de dados por Carolina Rieger, arte final de Vitor Teixeira, cores de Bira Evaristo e referencial de imagens e fotos de Ricardo Stuckert. Para ler a HQ acesse aqui!

Please follow and like us:

1 thought on “HQuinta #5 | Lula nos quadrinhos e o jogo que ainda não acabou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *