START #1 | Games no paralelo da arte: o ensaio no virtual e a trilha como concerto

Um dos destaques da última temporada de premiações do cinema, Grand Theft Hamlet leva o teatro para dentro do famoso jogo e vice-versa; na maior feira de games das Américas, a BGS, as trilhas de PlayStation ocupam o palco em forma de concerto; dois exemplos de como o videogame se consolida como arte dia após dia

Imagens: Reprodução/Território Livre Fm

Os jogos de videogame evoluíram conforme as épocas. Fato. Logo, o consumo também. Linguagens artísticas, para além do audiovisual, adaptam clássicos e elevam as possibilidades de diálogo com o público. A 10ª arte – os jogos eletrônicos – flui atualmente pela escala da música, quadrinhos e literatura, alguns exemplos de formas de expressão que ganham com leituras refinadas e tiram do produto inicial – o jogo – o paradigma de ser somente um passatempo. Os próprios games não terminam mais em si, períodos históricos, futuristas ou fantásticos são ampliados por mentes criativas em ritmo industrial, a continuidade de narrativas alimenta o interesse de seus consumidores em outras mídias, vence a barreira do tempo e aguça a experiência de quem joga, assiste ou aprecia. Arte em muitos sentidos.

Um game no cinema como nunca visto antes: Grand Theft Hamlet (2024)

“…Um mundo virtual e belo onde quase tudo é possível”, assim começa Grand Theft Hamlet, filme-game-teatro-documentário britânico de Sam Crane e Pinny Grylls. Encontro, convivência e respeito, poderia ser esse o pacote do impossível tratado logo na frase de abertura do longa, visto que o oposto configura a prática na terra sem lei do jogo virtual Grand Theft Auto Online, em que parece viver errado aquele que se comporta dentro de limites sociais. Real?

O mais um dia de game entre amigos abre mão do descompromisso cotidiano para virar projeto de vida no virtual – um registro de uma época – onde através da arte a busca é pelo sentido. As ferramentas do game e da tecnologia se oferecem como oportunidade. Da janela para fora, a dupla via o Reino Unido, no início de 2021, enfrentar um novo episódio de confinamento provocado pela pandemia de COVID-19. Sem muitas opções externas para o trabalho e lazer, resta aos jogadores explorar o mapa sem barreiras de GTA. Drama.

“Ser ou não ser, eis a questão…”, o clássico de Shakespeare vira prelúdio para histórias dentro da história, o desenrolar da trama entrega a pluralidade da comunidade gamer, medida pela diversidade de perfis entre os avatares e seus players, de faixas etárias distintas, classes sociais distantes e motivações particulares, unidas pela mesma vontade: a de jogar. Grand Theft Hamlet também dá conta, sem ser o seu objetivo inicial, de evidenciar um mercado em constante crescimento, não à toa GTA 6, previsto para chegar aos jogadores em 2026, é prometido por sua desenvolvedora, a Rockstar, como o maior lançamento da história.

Território Livre Fm na BGS

Show! PlayStation: The Concert confirmado na BGS 2025

A Brasil Game Show, maior feira de games das Américas, anunciou para sua edição de 2025 uma atração de primeira classe: PlayStation: The Concert. Em sua estreia no país, com apresentações nos dias 11 e 12 de outubro, o espetáculo musical reunirá tecnologia, produção audiovisual e performance, redefinindo para a comunidade gamer o significado de experienciar músicas de videogame ao vivo.

O combo é o seguinte, depois de um dia repleto de ativações pelos cinco pavilhões do Distrito do Anhembi – com estações para jogar, conteúdos, campeonatos de eSports e muito mais – o especial para o público da BGS é poder relaxar enquanto eleva o seu combo de emoções – e memória afetiva – ao vivenciar o concerto com temas clássicos de God of War, The Last of Us, Ghost of Tsushima, Horizon, entre outros.

“A PlayStation: The Concert é de tirar o fôlego, e os fãs nunca viram nada parecido. É a próxima geração de shows ao vivo, proporcionando uma experiência que vai além de tudo o que existe por aí. E no centro disso tudo está a música mais amada dos jogos do PlayStation. É uma honra ter Ghost of Tsushima como parte do espetáculo”, diz Ilan Eshkeri, de Ghost of Tsushima

Fãs de carteirinha da Brasil Game Show acumulam no repertório Sonic Symphony, Vídeo Game Orchestra e mais apresentações musicais de outras edições, agora é aguardar o lendário evento promovido por GEA Live, RoadCo Entertainment e Sony Interactive Entertainment, o PlayStation: The Concert, que acontecerá no palco principal. A BGS acontece entre os dias 9 e 12 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Start é o espaço dedicado no Território Livre Fm para a Cultura Pop e suas expressões, links e tudo aquilo que fizer sentido depois do ato de dar o start – novo texto sempre no meio e final de cada mês

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *