TL Fm na FliRP | A BanCa: vende-se livros, troca-se ideias
Ativação cultural do Território Livre Fm estreou em 2018, ressignificou sua proposta e estará na FliRP 2023
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-17.png)
![](https://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-17.png)
A BanCa do Território Livre Fm no Evento das Minas, edição de janeiro de 2023, na Praça Central de Ribeirão Pires
Depois de receber uma doação de livros usados, em 2018, a equipe do Território Livre Fm – coletivo de jornalismo comunitário e agitador cultural de Ribeirão Pires – decidiu organizar algumas mochilas e sacolas com os títulos em grande maioria de literatura infanto-juvenil para participar de feiras e eventos de economia criativa com o objetivo de captar recursos para a manutenção do projeto e sua frequência na Rádio Pérola da Serra.
Automaticamente o termo sem uso foi descartado, os livros ganharam um preço simbólico perto do seu real valor e voltavam um a um ao mundo de alguém para serem lidos novamente. De outras formas, por uma ou mais pessoas e até mesmo como item colecionável que pode estar aí valiosamente na sua estante. Presente em diferentes lugares do Grande ABC, inicialmente a lojinha, bazar ou somente a mesa de livros do TL Fm participou de edições da Feira de Brechós do ABC (Santo André), Hip Hop Jazz (Rio Grande da Serra), Evento das Minas (Ribeirão Pires), entre outros encontros culturais.
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-18-800x450.png)
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-18-800x450.png)
Certo! Mas o que era bom poderia melhorar. Nossa mesa estava como coração de mãe, cabia mais um, outro monte, a sigla e quem de algum lugar do alfabeto quisesse um cantinho para expor suas obras. ABCDMRR. Uma frase região inteira. Letras juntas que escreveram e escrevem linhas – de produção – todos os dias.
Nesse encaixe das peças, a engrenagem literária das sete cidades segue a todo vapor. Nem sempre para suas trabalhadoras e trabalhadores como turno principal, tem hora que vai no returno além do trampo que melhor está pagando naquele momento. O incentivo quase nada vêm das políticas públicas, às vezes o todo parte muito mais da própria vontade de contar os contos, encurtar distâncias e encantar poesia – no sentido literário e auto-financeiro da coisa. Nesta realidade, nossa mesa cresce…
Primeira editora parceira
Nas ruas. No urbano. O rap como trilha. Nossas andanças pelos trilhos. A primeira editora parceira d’A BanCa leva tudo disso na essência das suas obras. Conhecemos a LiteraRua através do parceiro de caminhada Beto Teoria, rapper, produtor cultural e membro da Nação Hip Hop Brasil.
Nossa tarde pela sede da LiteraRua – casa editorial de Emicida, Rashid, Renan Inquérito e tantos mais – foi de se perder entre capas, se pegar folheando páginas e sentar para ouvir diretamente da fonte experiências de quem vive o dia a dia dos maiores eventos literários do calendário. De lá, voltamos no trem com livros, inspirações e mais sonhos.
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-20-800x450.png)
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-20-800x450.png)
Prefácio d’A BanCa na Matuta
A BanCa nasceu de forma conceitual na grafia, com o ABC como ferramenta de trabalho. O projeto renomeado deu os seus primeiros passos na edição de 2022 da Matuta – Mostra de Artes Gráficas e Literárias Independentes de Ribeirão Pires, realizada no Parque Oriental em setembro de 2022. Um sábado e domingo de vivências com muita diversidade de mentes criativas. De exposição das escolhas de formato, temas e público-alvo dos projetos. Leituras possíveis de tendências, tempo e mercado. Pegar o livro na mão é, também, ler sobre o nosso presente.
Tínhamos um lugar ganhando forma. Espaço para venda de livros, polo para troca de ideias. Dali em diante, o exercício se reinventa pela chegada de títulos de autoras, autores e selos da região do ABC Paulista. Cada novo integrante n’A BanCa nos faz conhecer um pouco mais sobre o nosso território.
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-19-800x450.png)
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TL_Fm_Capa-19-800x450.png)
Uma cara pr’A BanCa
Monumentos que são assinaturas. Uma memória de cada municípo. E, assim, A BanCa ganhou cara, corpo e movimento num resultado que bateu como um mapa visual criado pelos traços de Diogo Mendes, que forma ao lado de Victor Zanellato o Estúdio Molotov HQ – camaradas de algumas ações.
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/A-BanCa-INTERNET-e-TELAS-450x450.png)
![](http://territoriolivrefm.com.br/wp-content/uploads/2023/10/A-BanCa-INTERNET-e-TELAS-450x450.png)
FliRP 2023, novos capítulos
Nos próximos dias 28 e 29 de outubro, A BanCa abre seus trabalhos na Feira Literária de Ribeirão Pires -FliRP como parte da programação da collab Território Livre Fm em Rede + Matuta Ocupa. O trampo da vez amplia o catálogo que reúne autoras, autores e selos de Ribeirão Pires e região com títulos expostos para venda, recorte da produção atual, movimento que potencializa a ativação e valoriza o evento.
Ao longo do final de semana em que as ruas do Centro Novo de Ribeirão Pires estarão de trânsito livre aos livros, o percurso será trafegar pelos processos, inspirações e amplificação dos dizeres da classe local que trabalha com a palavra. Sessões de bate-papo, sintonia com a rádio comunitária Pérola da Serra e mic-aberto serão algumas ativações em conjunto com A BanCa no Território Livre Fm em Rede.
Confira toda a programação dos coletivos na FliRP 2023 em Território Livre Fm e Matuta nas redes sociais.
1 thought on “TL Fm na FliRP | A BanCa: vende-se livros, troca-se ideias”