Quartou | Retrospectiva 2022 do futebol da região ABCDMRR

Se o ano de 2022 foi bom, a temporada 2023 pode ser melhor…

Imagem: São Bernardo FC/Reprodução

No ano atípico, com Copa do Mundo até o último domingo antes do Natal, o futebol do ABCDMRR chegou ao final de 2022 tendo bons motivos para celebrar. A largada para a região no calendário futebolístico aconteceu com a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em paralelo, o Paulistão chegou e seguiu com todas as suas divisões, passando pela Copa Paulista, Série D do Brasileirão e a retomada do futebol feminino do ABC. Dentro de campo, o saldo foi positivo: permanências, acesso e sinais de uma próspera temporada 2023.

Confira os melhores momentos da região ABCDMRR na temporada 2022 do futebol brasileiro:

Copa São Paulo de Futebol Júnior

A principal competição nacional de base – a Copinha– também é considerada por muita gente o pontapé do futebol brasileiro no ano que se inicia. Assim é para 128 times de todas as regiões do país espalhados por 32 sedes. Em 2022, o ABC Paulista foi representado por sete clubes: Santo André, São Bernardo FC, EC São Bernardo, São Caetano, Água Santa, Grêmio Mauaense e Mauá FC. Quatro cidades receberam jogos do torneio: São Bernardo do Campo (Estádio Baetão), São Caetano do Sul (Anacleto Campanella), Diadema (Distrital do Inamar) e Mauá (Estádio Pedro Benedetti).

Pela tabela infinita de jogos, o único confronto entre times da região ficou por conta do dérbi de Mauá, disputado logo na rodada de abertura da Copinha 2022. Com o primeiro tempo debaixo de chuva e cheio de gols, o Grêmio Mauaense saiu na frente. Antes do intervalo, Igor Beijinho e Rickelme viraram para o Mauá FC, definindo o resultado, 2 x 1.

Apenas dois clubes da região não avançaram para a segunda fase da competição: Grêmio Mauaense e Santo André. Na segunda fase, em jogos eliminatórios, o São Bernardo FC foi derrotado pelo IAPE, 2 x 0, em Jundiaí. O EC São Bernardo parou no São Paulo, no Estádio Anacleto Campanella, 3 x 0. Em casa, o Água Santa perdeu para o Atlético-GO, 2 x 1. Ainda em Diadema, o Mauá FC fez boa apresentação, mas foi goleado por 4 x 0 pelo Palmeiras, que mais tarde tornou-se o campeão da Copa São Paulo.

São Caetano na Copinha 2022 (Foto: AD São Caetano/Reprodução)

Dono da melhor campanha do ABC, o São Caetano foi o único vitorioso na segunda fase. Vitória por 1 x 0 sobre o Londrina, no Estádio Baetão. Na disputa seguinte, válida pela terceira fase, o Azulão foi eliminado pelo São Paulo, 3 x 0, no Anacleto Campanella. O Estádio de São Caetano do Sul seguiu na competição como sede do Tricolor Paulista, além de receber uma das semifinais, Santos 3 x 0 América-MG.

Paulistão

Santo André, São Bernardo FC e Água Santa disputaram a elite do Campeonato Paulista, em 2022. Em grupos diferentes, a primeira fase contou com os três confrontos regionais possíveis: Água Santa 0 x 1 São Bernardo FC (Distrital do Inamar – Rodada 1); Santo André 1 x 0 São Bernardo FC (Bruno José Daniel – Rodada 3); Água Santa 1 x 1 Santo André (Distrital do Inamar – Rodada 11). Com uma disputa ponto a ponto, os três times do ABC afastaram o risco de rebaixamento antes da última rodada classificatória.

O São Bernardo FC fez a melhor campanha da região. O Tigre estreou com vitória diante do Água Santa e na rodada seguinte empate em 1 x 1 com o time misto do Palmeiras. Depois da derrota para o Santo André, emplacou uma sequência invicta contra Ponte Preta (2 x 0), Santos (1 x 1) e RB Bragantino (1 x 0), até perder para o Corinthians, 3 x 0, na Neo Química Arena. A parte final foi oscilante, apenas mais uma vitória, contra o Ituano, 1 x 0. Nas últimas quatro rodadas, dois empates e com 16 pontos avançou para enfrentar o São Paulo. No Morumbi, nada de bola na rede na etapa inicial. No 2ºT, aos 8′, Matheus Alvarenga abriu o placar para a equipe do ABC Paulista, que sofreu a virada e uma série de gols nos minutos finais, fechando a sua participação com uma derrota por 4 x 1.

Santo André 1 x 0 São Bernardo FC, no Bruno José Daniel, pelo Paulistão 2022 (Foto: Rogerio Pallatta/Ag. Paulistão/Reprodução)

O Santo André encerrou a primeira fase com 15 pontos. As vitórias sobre São Bernardo FC, Guarani (3 x 2) e Inter de Limeira (2 x 0) foram decisivas para a manutenção do 2º lugar no grupo que tinha Santos e Ponte Preta. No mata, o Ramalhão visitou o RB Bragantino. Em um jogo sem muitas oportunidades, a derrota por 1 x 0 eliminou o time de Santo André.

O Água Santa somou a primeira vitória na 4ª rodada, 1 x 0 sobre o Grêmio Novorizontino. Depois disso, o time de Diadema venceu mais duas vezes, 2 x 0 sobre o Botafogo e 1 x 0 contra a Ponte Preta, em Campinas, no confronto direto pela permanência na Série A1. Seguro na elite, o 12º jogo valia para o Água Santa a chance de classificação. O confronto, na Vila Belmiro, foi diante do Santos, que precisava da vitória para se livrar da queda. Os três pontos não vieram, mas o placar foi apertado, derrota de virada, 3 x 2. A colocação final levou o time de Diadema para o Troféu do Interior.

Troféu do Interior

Na disputa por uma vaga na Copa do Brasil 2023, o Água Santa eliminou o Mirassol, 1 x 0, mas caiu logo na fase seguinte. Na semifinal, o Netuno empatou com o Ituano, 2 x 2, e saiu derrotado na decisão por pênaltis.

Paulistão A2

O São Caetano foi o único representante do ABC Paulista na Série A2 do Paulistão. Com camisas tradicionais na disputa por duas vagas na elite, como Portuguesa, XV de Piracicaba, Oeste, São Bento, Portuguesa Santista e Juventus, o Azulão fez apenas a 11ª campanha e ficou de fora do mata-mata.

Com vitórias sobre Primavera (3 x 2 – fora), Taubaté (3 x 2 – em casa), Oeste (2 x 0 – fora), Red Bull Brasil (2 x 1 – fora) e Linense (3 x 0 – em casa), o São Caetano somou 17 pontos. O acesso de divisão ficou com Portuguesa e São Bento.

Paulistão A3

O EC São Bernardo fez uma boa fase de classificação, disputando as primeiras colocações desde a rodada inicial. O time do ABC manteve a invencibilidade até a 8ª rodada, derrota no Primeiro de Maio para o São José, 1 x 0. Com 27 pontos (7V; 6E; 2D), o Cachorrão avançou para a segunda fase no 5º lugar.

EC São Bernardo no Paulistão A3 (Foto: EC São Bernardo/Reprodução)

Com oito times divididos em dois quadrangulares, o EC São Bernardo deixou Marília e Capivariano para trás. Em 1º, o Noroeste avançou e também foi o rival nas semifinais. No confronto valendo uma vaga na A2, a equipe de São Bernardo do Campo abriu 2 x 0, em casa. Na volta, o Noroeste devolveu o resultado e pela soma geral de pontos ficou com o acesso.

Campeonato Paulista – Segunda Divisão

Com 36 times divididos em seis grupos, Mauá FC e Grêmio Mauaense foram concorrentes direto em mais uma edição da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. No Grupo 6, o Estádio Pedro Benedetti recebeu duas vezes o dérbi. Na 3ª rodada, vitória do Mauá FC, 2 x 1. Já na 8ª rodada, tudo igual, empate em 1 x 1.

Após 10 jogos, o Grêmio Mauaense fechou sua participação na vice-lanterna, com 10 pontos. Melhor sucedido, o Mauá FC conquistou 18 pontos e avançou na primeira colocação. No quadrangular da segunda fase, o time de Mauá não manteve o ritmo, com apenas uma vitória ficou atrás de Grêmio Prudente e XV de Jaú, se despedindo do torneio.

Copa Paulista

A Copa Paulista reuniu 17 times, divididos em dois grupos com seis e um com cinco. São Caetano, Água Santa e EC São Bernardo representaram a região na competição, que premia campeão e vice com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e outra na Copa do Brasil.

Os três times do ABC Paulista competiram no Grupo 3, na companhia de Portuguesa, Oeste e Juventus. O EC São Bernardo somou apenas 8 pontos. Na última colocação, o saldo positivo ficou pelas vitórias por 3 x 1 contra o Água Santa e 3 x 2 sobre a Portuguesa. Na parte de cima da tabela, a luta foi equilibrada. São Caetano e Água Santa terminaram com 15 pontos. Portuguesa e Oeste vieram logo abaixo com 14 pontos.

No mata-mata, o XV de Piracicaba foi o responsável pela eliminação dos times da região do ABC. Nas Quartas, o Água Santa ficou pelo caminho. Na Semifinal, o São Caetano saiu na frente na ida, 1 x 0. No Barão de Serra Negra, o resultado se repetiu, porém, a favor do XV de Piracicaba, que se classificou pelos critérios de desempate e na final derrotou o Marília.

Campeonato Brasileiro – Série D

Em abril, Santo André e São Bernardo FC iniciaram suas jornadas pela Série D do Campeonato Brasileiro. A chave 7 foi formada com times de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Na 1ª rodada, o Santo André venceu o Pérolas Negras, 2 x 1, fora de casa. O começo do São Bernardo FC foi no zero com a Portuguesa-RJ e com o Paraná.

No 3º jogo dos times, confronto regional. O Santo André vinha de derrota para o Nova Iguaçu. O Tigre marcou o seu primeiro gol na competição e o único do dérbi. Daí em diante, a consistência defensiva foi uma marca do elenco treinado por Márcio Zanardi. O primeiro gol sofrido por Alex Alves foi na 13ª rodada, empate em 1 x 1 com o Paraná, quando o time do ABC já estava com a cabeça na próxima fase. Na rodada anterior, no Primeiro de Maio, o São Bernardo FC havia vencido mais uma vez o rival da região, 1 x 0.

Com mais dificuldades, o Santo André somou 15 pontos e não conseguiu permanecer entre os quatro melhores do grupo. Enquanto isso, o São Bernardo FC avançou com 27 pontos e na liderança. Se a defesa foi fundamental na fase de grupos, o Primeiro de Maio decidiu no mata. Na primeira eliminatória, empate fora com o Azuriz e vitória na volta, 2 x 0. Nas Oitavas, o São Bernardo FC trouxe a vantagem de 1 x 0 contra o Bahia de Feira e em casa administrou um empate por 1 x 1.

São Bernardo FC na Série D do Campeonato Brasileiro (Foto: Gabriel Goto/São Bernardo FC/Reprodução)

Embalado, o Tigre chegou no tão esperado duelo para subir de divisão. Sem dificuldades, passou pelo Tocantinópolis com duas vitórias, 3 x 0 como visitante e com o apoio da torcida ampliou o placar agregado com o 2 x 0. Com o acesso garantido para a Série C 2023, o São Bernardo FC foi derrotado pelo América-RN na semifinal.

Futebol Feminino

Os últimos anos foram de grandes conquistas para o futebol feminino nacional. Ainda que atrasado, o incentivo com regras para o desenvolvimento de times, busca por patrocinadores e maior espaço de transmissões impulsionaram a modalidade. Com muito campo para ganhar, a estrutura avança de passo em passo pelo chamado país do futebol até que chegou em 2022 na região do ABC Paulista com a retomada de projetos e presença nas competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol.

Paulistão Feminino

No segundo semestre, o EC São Bernardo anunciou sua participação no Paulistão Feminino. Como preparação, a equipe disputou e venceu os Jogos Regionais do Estado de São Paulo. O treinador Márcio Oliveira, com experiência na seleção brasileira, dirigiu o time nas primeiras rodadas. Na estreia, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, um grande desafio para começar, jogo com o Corinthians. No braço de ferro desproporcional, Tuca marcou o primeiro gol do time do ABC na derrota por 6 x 1.

Na sequência, o EC São Bernardo mediu forças com rivais diretos, empates com Pinda SC e São José. Na 4ª rodada, resultado histórico, vitória por 3 x 2 sobre o Realidade Jovem. Com o calendário atrapalhado por outras competições, o Paulistão seguiu por toda a segunda metade do ano. Nos confrontos com grandes potências do futebol brasileiro, goleadas para Santos (0 x 7), RB Bragantino (1 x 4), São Paulo (0 x 7) e Palmeiras (0 x 5).

Ainda assim, a campanha do EC São Bernardo não foi abalada. A equipe somou pontos no 1 x 1 contra o Taubaté e na vitória diante da Portuguesa, 4 x 2, no Baetão. Com 9 pontos e a 8ª colocação na classificação geral, o EC São Bernardo avançou para a Copa Paulista e garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro – Série A3 de 2023.

Copa Paulista Feminina

Reunindo do 5º ao 8º lugar da classificação final do Paulistão, o EC São Bernardo disputou a semifinal da Copa Paulista contra o Corinthians. Com derrotas na ida, 4 x 0, e no jogo de volta, 6 x 0, a equipe de São Bernardo do Campo encerrou a sua participação no torneio estadual.

EC São Bernardo na Copa Paulista (Foto: EC São Bernardo/Reprodução)

Campeonato Paulista Feminino – Divisão Especial

Como uma espécie de divisão de acesso, mas sem garantir equipe na elite de 2023, a Divisão Especial do Campeonato Paulista reuniu seis times para jogos em turno único. O Grêmio Mauaense foi o único clube da região ABCDMRR e acumulou quatro derrotas, além de um empate diante do Independente, no Pedro Benedetti, por 2 x 2.

Temporada 2023

Presente na Copinha e nas principais competições estaduais de 2023, a próxima temporada será ainda com mais futebol para a região ABCDMRR, que terá o Santo André na Série D e o São Bernardo FC na Série C do Brasileirão. Além disso, o Tigre marcará o retorno do ABC Paulista na Copa do Brasil. No futebol feminino, o EC São Bernardo assegurou uma das vagas para disputar a Série A3 do Campeonato Brasileiro.

Feliz Ano Novo e uma nova temporada na torcida pelo futebol da região ABCDMRR!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *