Saudações mágicas!

Com Harry Potter, aprendemos que os desafios fazem parte

Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal ou Sonserina. Não importa qual a sua casa em Hogwarts, todos nós sabemos que a saga do menino que sobreviveu nos ensina muitas coisas desde seu primeiro capítulo, na Rua dos Alfeneiros n°4.

Não estou falando das aulas de Poções, Herbologia, Transfiguração ou Tratado das Criaturas Mágicas. Mas, sim, das lições que nos foram passadas através das broncas de Minerva McGonagall, Alvo Dumbledore e Severo Snape, além das inúmeras aventuras que os personagens vivenciam ao longo das narrativas.

Aos 7 anos de idade me apresentaram o mundo bruxo, me encantei logo de cara com tudo aquilo, desde então, foram revistinhas, cards, filmes, livros, jogos, álbum de figurinhas e até a fuga de algumas aulas do ensino médio para ler Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban na biblioteca da escola.

Para nós, fãs do universo de Harry Potter, sabemos muito bem que não é apenas um incrível e majestoso mundo bruxo, vai além disso… Vai além de um chapéu seletor que nos manda para uma casa em que temos mais afinidade ou de uma varinha que nos escolhe e, com certeza, vai além de feijões de todos os sabores e sapos de chocolate.

Os personagens excepcionais dessa saga nos ensinam que SIM, é necessário escolhermos um lado e mesmo se você não for um Auror ou um bruxo renomado, a sua força de estudante do segundo, terceiro, quinto ou sétimo ano é mais que necessária para derrotarmos você-sabe-quem e seus Comensais da Morte.

Aprendemos que palavras são mágicas e que elas tem muito poder. Jamais se esqueça que “é leviOsa e não leviosA”.

Aprendemos a ousar e não ter medo de mostrar quem somos, como Luna Lovegood com seus óculos de spectrespecs e um delicioso pudim nas mãos.

Aprendemos que os desafios fazem parte. Todas as experiências boas e ruins nos agregam de alguma forma e não podemos deixar de viver cada uma delas. Tudo faz parte, mas se quisermos vencer e levar a taça, precisamos encarar com dignidade, empatia e ir, aos poucos, lapidando nossas competências.

Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018

Seja você mestiço, trouxa ou um bruxo de sangue puro, minha parceira e meu parceiro Potterhead #VarinhasEmPunho sempre à luta contra as Artes das Trevas. Sejamos como Dobby e conquistemos nossa liberdade!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *